sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Vida De Oração



Depois de um longo tempo de bloqueio, de digamos outras prioridades; me volta a necessidade e o prazer de escrever. E venho com algo que também a tempos me inquieta, e parte exclusivamente de mim, mas espero como em todos os outros textos, alguém possa mudar junto comigo.

Já disse aqui que tenho Jó como um exemplo que homem na Bíblia, e o tenho mesmo. Porém ao conhecer a história completa de Moisés não tive como não admirá-lo e o ter como exemplo também. Só que Moisés vem a mim como um exemplo (que poderia ser tantos outros) de vida de oração. E pra escrever isso me prendo ao texto que se encontra em Êxodo 33: 7-11, onde conta uma das vezes que Moisés vai ao encontro de Deus, em oração. E daí tiro tantas lições sobre como ter uma vida de oração, que muitas vezes nem imaginaria que pudesse ser capaz de tirar do Antigo Testamento.
Primeiramente vejo que para se ter uma vida de oração, é preciso que a oração se torne um costume; "Moisés costumava armar a tenda longe do acampamento" Ex 33:7a. Era na Tenda do Encontro que Moisés entrava na presença de Deus, e isso era um costume. Ele não fazia isso algum dia, ou uma vez no mês; era costume. E esse é um dos pontos que mais quebro a cabeça. Luto para fazer a oração parte de mim, e acredito que essa seja a dificuldade de muitos. Mas acredito que a disciplina gera o costume. O objetivo de Deus é que a oração seja parte de nós. Então quando vermos estaremos fazendo da disciplina um costume e consequentemente um prazer! Aqui ainda vejo que Moisés largava tudo para orar, ele saia do acampamento. Ele não armava a tenda em qualquer lugar, ele se isolava, ele tinha seu lugar próprio para ter o encontro com Deus. Muitas vezes precisamos sair da nossa zona de conforto, e ter um lugar pra entrar na presença de Deus, largar tudo e ir orar! INVESTIR tempo na comunhão com Deus.
Depois vejo que oração é ter um tempo particular com Deus. A tenda era de Moisés. Precisamos gastar (investir, eu prefiro dizer) mais tempo a sós com Deus. Nós oramos ou só observamos quem ora? Pr Lucinho diz assim: "Se só olharmos quem ora, e nós mesmos não oramos, depois não podemos reclamar que o rosto do cara brilha e o nosso não." Quando oramos voltamos da presença de Deus, voltamos brilhando e cheios da Sua glória.
A oração de Moisés levava as outras pessoas a adorarem a Deus, (v 10). Será que as outras pessoas sentiriam vontade de orar através da minha oração, da nossa oração? Minha adoração, leva as outras pessoas a adorarem?
E o que mais me marca, oração é falar com Deus como quem fala com um amigo. Moisés falava com Deus face a face, como quem fala com um amigo (v 11). Isso é muito punk. É intimidade pura com Deus. Você ter o privilégio, (na verdade tenho nem palavras pra descrever isso) de falar com Deus FACE A FACE. E Deus falar com você como quem fala com um amigo. Como eu queria ter uma vida de oração dessa. Mas confesso que estou longe disso. Almejo todos os dias ter mais vontade de orar, ter uma vida de oração contínua, costumeira. Mas ninguém disse que seria fácil.
Que nossa oração seja costume, que possamos orar mais. Orar sobre orar. Orar para orar. E orar para orar mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário