sábado, 9 de junho de 2012

Domínio Próprio



“Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mas vale controlar o espírito do que conquistar uma cidade.” Provérbios 16:32

Como tantos outros heróis da Bíblia, Sansão era um homem comum, com a única diferença de que o Espírito Santo de Deus o capacitou. Em seu caso, com uma força sobrenatural. Um aspecto que sempre me chama atenção na Palavra é que, mesmo revestido com o poder de Deus, cada herói preservou suas próprias características. Cada um tinha uma assinatura pessoal, sua personalidade. A Bíblia não doura seus heróis, fazendo com que pareçam perfeitos: eles são mostrados com suas incoerências, mas ainda sim foram usados por Deus.
Acho que a “assinatura” de Sansão foi a falta de domínio próprio. Ninguém podia com ele. Queimava colheitas, matava milhares, saía levando portas da cidade e, em sua última proeza, cego e apenas com as mãos, fez um templo superlotado desabar, matando mais inimigos do que durante toda a sua vida. Um grande conquistador. Mas sua força descomunal não foi suficiente para conquistar a si mesmo. Nenhum único inimigo conseguiu derruba-lo, mas ele se derrubou sozinho. Vemos que nem mesmo com Deus ele tinha paciência!
O domínio próprio é a mais difícil das conquistas (sou prova disso). Luto continuamente contra mim mesmo: minhas tendências, incoerências, maus pensamentos, orgulho, prepotência, e essa minha insistente ansiedade e impaciência, querendo fazer tudo por mim mesmo sem esperar pela orientação ou pela ação do Pai. Se você também tem esse problema de dominar-se, tenho uma ótima notícia! Aos que se renderam a Jesus, foi dado o Espírito Santo. Ele desenvolve em nós o seu fruto, que reflete o caráter de Cristo, para nos tornar semelhantes ao Mestre.
Para o cristão, uma das maiores conquistas é aprender a conter-se.
Miguel Herrera Jr.

Um comentário: