quinta-feira, 7 de junho de 2012

Tudo Posso?


Antigamente o relacionamento com Deus se baseava no cumprimento de leis, ritos e mandamentos, mas após Jesus ter concluído sua obra entramos em um novo tipo de relacionamento com o Senhor, que se baseia nos méritos de Cristo.
A submissão da nossa vida a Cristo, que chamamos de "conversão", gera em nós uma nova vida, uma nova natureza não mais inclinada às obras "da carne", da nossa velha natureza humana. Ora, se um rato se transformasse numa águia, seria de se esperar que quisesse voar; ninguém vai precisar cobrar dele que voe. Contudo, não poucas pessoas que professem Jesus como seu Senhor e Salvador e declaram ter uma nova natureza vivem cheias de regras, com uma lista de proibições, obrigações, ritos, contribuições, achando que se obedecerem serão abençoadas e, se não fizerem, serão castigadas. Todavia, o sangue de Jesus é suficiente para aniquilar todo e qualquer pecado, e a bondade e a misericórdia de Deus para conosco só dependem da sua graça. Logo, posso tudo e não preciso cumprir obrigação religiosa nenhuma.
É claro que, ao dizermos isso, alguém pode entender que "liberou geral" (mesmo porque existe gente que só precisa de uma desculpa). Entretanto, a questão não é algo que é ou não permitido, mas o que é adequado à nova natureza em Cristo. Se sou daqueles que olham para as coisas do mundo desejando fazer o mesmo que os outros, mas me seguro "por causa da religião", melhor seria que fosse logo participar à vontade e deixasse de enganar a mim mesmo, pois viver dentro de um determinado figurino comportamental não significa nada, se meu coração não tiver novos anseios de crescer como imitados de Cristo; o anseio de edificar-me.
A liberdade na aliança com o Pai, longe de me libertar para a libertinagem, abriu-me nova perspectiva de vida, na qual o prazer imediato a qualquer custo sai de foco por causa da anseio maior que ser como Cristo. Posso tudo, mas prefiro aquilo que me edifica. Ser livre não é poder fazer tudo, mas escolher aquilo que convém.
"Tudo é permitido, mas nem tudo convém." I Coríntios 10:23

Nenhum comentário:

Postar um comentário