sábado, 5 de janeiro de 2013

Salmo 90: Oração de Moisés, o homem de Deus


Não escondo a minha enorme admiração por Jó, pela sua fidelidade a Deus e um exemplo pra mim a ser seguido (até já falei dele aqui). Mas após ler sobre a vida de Moisés, começo a inseri-lo na minha "lista de admiração". Moisés é um grande exemplo de um verdadeiro amigo de Deus, falava com Deus face a face, obediente, servo, fiel, dentre outras características.
Hoje na minha devocional me deparei com o Salmo 90 - o salmo de Moisés; tudo é muito lindo e edificante, a devocional era levada a um ponto que também tocarei aqui, mas somente um ponto. Mas ao ler, 4 coisas me tocaram e me fizeram meditar (e como é bom meditar na Palavra de Deus).
A primeira delas se encontra no versículo 4, que diz: "Para o Senhor, mil anos são como o dia de ontem, que já se foi, como uma noite de sono.". Engraçado como as vezes a gente procura entender as coisas de Deus, entender o tempo dEle e até em certas situações questionar esse tempo. Sempre falo da seriedade de entregar as coisas nas mãos de Deus, e quando falamos pra Ele fazer tudo ao tempo dEle, é mais sério ainda; porque aí não poderemos reclamar que as coisas demoram, ou aos nossos olhos, nunca vem! Só tenho algo a dizer (e é o que eu lembro todos os dias, porque também peço coisas a Deus): O tempo de Deus é perfeito! Não tente apressar as coisas.
Segundo ponto se encontra no versículo 8, que diz: "Nossas desobediências aparecem todas diante dos seus olhos; com a luz da sua presença o Senhor revela os nossos pecados secretos.". OK, isso é muito sério! Imagina que todos nós pecamos, já nascemos pecadores. Mas muitos de nós em certos momentos pecamos quando achamos que "ninguém está vendo", então vamos lá e fazemos o que queremos, mesmo sabendo que desagrada a Deus, aqueles pecado que achamos ser secretos e ninguém nem sonha que fazemos aquilo. Nesse versículo diz que a luz que vem junto a presença do Senhor, faz com que esses pecados que achamos secretos, apareçam aos seus olhos. A pessoa mais importante do mundo está vendo nossos pecados. A pessoa que procuramos nunca decepcionar, nos vê, quando achamos que ninguém está vendo!
Por terceiro ponto, trago o que está no versículo 11: "Quem conhece o poder da sua ira? Se soubéssemos, nós o respeitaríamos e lhe obedeceríamos como o Senhor merece.". E daqui, duas coisas vejo: o poder da ira de Deus - quem imagina? Não tenho nem o que falar, porque eu mesma não imagino. Ou melhor, até imagino, mas creio ser tão grandiosa que meus pensamentos não alcancem tamanha grandeza. Pois, um Deus que abre o mar por amor a um povo, imagina o que faria com sua ira! E outra coisa é quando diz que se soubéssemos obedeceríamos como ele merece. Ou seja, não obedecemos ao Senhor como ele merece. Eu sei disso. Não o amamos como Ele merece. Não o adoramos como Ele merece. Não o louvamos como Ele merece. Imagina se obedecemos a Deus como ele merece!
E o quarto e último ponto está no versículo 12: "Ensine-nos a contar os nossos dias e usar bem nosso pouco tempo para que o nosso coração alcance a sabedoria.". Sempre digo: investir meu tempo! Não gastar, mas investir. Muita gente tem gasto o tempo com outras coisas. Eu tenho gasto meu tempo com muitas outras coisas. Mas meu propósito é investir mais meu tempo (lendo a Bíblia, orando, servindo...). Sei que temos que ter nosso tempo para nos divertirmos, tempo com os amigos, família e afins; mas quando investimos nosso tempo com as coisas do Reino, automaticamente fazemos as outras coisas. Posso estar com amigos quando leio a Bíblia, oro, louvo. Posso me divertir na presença de Deus. E nunca sabemos o que será dos nossos dias, lá em Tiago 4:14 diz: "Como é que sabem o que vai acontecer amanhã? A duração de suas vidas é tão incerta como a neblina do amanhecer, que aparece por um tempo mas logo desaparece!". Portanto é melhor que façamos o melhor das nossas oportunidades para honrar a Deus. Que possamos ver a brevidade da vida e o valor que cada dia tem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário